VOCÊ SABE O QUE É MIELOMENINGOCELE?

O que é a MIELOMENINGOCELE:

MIELOMENINGOCELE, é uma má formação da coluna que ocorre já nos primeiros meses de gestação. Uma das condutas iniciais para um recém nascido com mielomeningocele é o fechamento cirúrgico da lesão com pele.
A denominação Mielomeningocele significa a protusão da bolsa subcutânea contendo tecido nervoso central, ou seja, a medula espinhal lesada com raízes nervosas.
Podem apresentar problemas associados, como: hidrocefalia, incontinência urinária, fecal, distúrbios sensitivos(falta de sensibilidade e de movimentos) e ortopédicos (mau formações ósseas), geralmente nos membros inferiores; pés com deformidades. Muitos são cadeirantes, e alguns caminham com auxilio de órteses.

mielo site
Uma das causas é a falta de ácido fólico durante a gestação. A patologia apresenta sequelas, a maioria de paraplegia, exigindo um acompanhamento médico, que se prolonga por toda a sua vida.
Durante a vida do portador se fazem necessários, exames especificos tais como: Radiografias, Exames Laboratoriais, Estudo Urológico, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada. Utilizam órteses para a locomação (cadeiras de rodas, tutor curto, tutor longo, andadores, muletas).

mielo site 2 mielo site3